RELASER logo banner

Com a presença de Carlos Casamiquela é realizada a cerimônia de abertura do encontro. O Presidente da INTA foi acompanhado pela Secretaria de coordenação da cooperação internacional do Ministério das relações exteriores e culto, embaixador Verónica Ferraris, Director geral da cooperação internacional da mesma carteira, Lucila Rosso; o adjunto da Agência de cooperação internacional do Japão (JICA), na Argentina, Juan Carlos Yamamoto na Argentina; e o subsecretário de política alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Liliana paredes de Periotti.

Participarão dos países nesta edição o continente africano, no âmbito da cooperação Sul-Sul empreendida desde a Chancelaria Argentina.

Como parte do acordo assinado entre o governo do Japão e o Ministério dos negócios estrangeiros, ministérios do Desenvolvimento Social e da agricultura (INTA da nação), lá será o "quarto curso internacional de auto produção de alimentos, segurança alimentar e desenvolvimento local".

Envolveu 20 funcionários e técnicos de Angola, Cuba, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Moçambique, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Suriname e Venezuela, que receberão treinamento técnico e metodológico por peritos argentinos.

Os companheiros se reunirá experiências no local de aplicação das tecnologias de produção agroecológica em pomares e fazendas e sistemas de captação e distribuição de água.

Visitaremos também experiências de agroindústria artesanal, economia social e processos de participação e organização da população em situação de vulnerabilidade social.

Entre as principais atividades a realizar durante a estadia em internacional, participantes vão visitar a família, hortas escolares, organizações e várias demonstração dos centros de produção de alimentos agroecológicos onde troca experiências com técnicos e promotores do ProHuerta.

Isto permitirá alargar a participação para a comunidade interessada nos tópicos de segurança e soberania alimentar que iremos desenvolver durante o curso.

Endereço permitindo acesso é: http://prohuerta.inta.gov.ar/jabber/streaming.html

Os dias de transmissão será segunda-feira, 15 de outubro, de 12 a 18 e sexta-feira 26, durante a cerimônia de encerramento

História
A ProHuerta é uma produção independente do programa alimentar implementado desde 1989 pelo INTA e o Ministério do Desenvolvimento Social da nação. Ele funciona com mais de 670.000 famílias em todo o país; muitas organizações e instituições são treinadas para produzir seu alimento agro-ecológica, trocar com os vizinhos e vender o excedente nos mercados da economia social.

De uma pesquisa realizada pela Agência de cooperação internacional do Japão, JICA, identificados programa ProHuerta como um exemplo de sucesso da política social na Argentina relacionada com as estratégias para a promoção da segurança e soberania alimentar a nível nacional.

No mês de fevereiro de 2008 é assinado uma Convenção entre o INTA, o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério das relações estrangeiras e culto e a JICA que permitiu converter para o ProHuerta em um valor de referência do programa de segurança alimentar que pode se replicar é em outros países latino-americanos.

Alça de transporte feita três edições do curso latino-americano e um curso especial destinado à consolidação do ProHuerta Haiti onde participaram 58 companheiros.  No âmbito destas actividades de formaram a primeira rede virtual de auto produção de alimentos, comida de segurança e desenvolvimento local onde envolveu-os bolsistas, professores e técnicos latino-americanos com a interferência na temática.

Curso - Grande