RELASER logo banner

uruguay1Os fóruns nacionais de RELASER têm o objetivo de aliviar o tema da extensão no debate nacional. Eles trabalham através da identificação, classificação e articulação entre as partes interessadas para a criação conjunta de um plano de trabalho tendo em conta o impacto sobre as políticas do país. Até 2014, Colômbia, Paraguai, Costa Rica e Nicarágua se comprometeu a esta iniciativa, mas neste ano três novos países serão incorporado.

No México, o fórum começou no âmbito da Agência inter reunião "Construindo a nova extensão mexicano". Na sequência da reunião do Conselho Executivo para o Fórum Nacional RELASER México cumprida e é coordenado por Roxana Aguirre Elizondo, diretor da Rural extensão de Sagarpa.

O fórum RELASER Chile teve seu início em 2014, mas pela mudança de governo é ter dado passos para reativá-lo. O fórum é a triangulação como foco do trabalho futuro formação de capacidades neles extensionistas, estabelecendo espaços de diálogo com diferentes atores, por isto e muito especialmente, com os próprias extensionistas. Pelo acordo, os assistentes, agência chilena para a qualidade e segurança alimentar (ACHIPIA) levou a coordenação do fórum, através do seu representante, Manuel Miranda.

Uruguai também formou o Fórum Nacional de assistência técnica e Extensão Rural (ATER) após a realização de várias reuniões com representantes das instituições públicas agrícolas uruguaios dedicadas ao tema.  Foi definido que o fórum terá como principal objetivo melhorar a qualidade de vida e a inclusão política, social e econômica de agricultores familiares, contribuindo para a construção de políticas, estratégias e ferramentas na geração, desenvolvimento e acesso a tecnologias, assistência técnica e extensão rural, através do diálogo, troca de experiências e discussão entre todas as partes interessadas.  O fórum é coordenado por Clara Villalba do Instituto Interamericano de cooperação para a agricultura.

Na Argentina, a RELASER estabeleceu uma aliança com "a Associação Argentina de extensão Rural (AADER), que vem mais de 30 anos de trabalho em busca do desenvolvimento da extensão rural na República Argentina.