RELASER logo banner

thumb DSC 0148 1024La paz, 14 de abril de 2016.-para chamar do Instituto Nacional de inovação agrícola e florestal (INIAF) e com ampla participação de diferentes organizações como universidades, entidades públicas, organizações de produtores, governos municipais, fundações e ONGS, feita no dia 14 de abril uma oficina de reunião para promover a Fundação do Fórum Nacional boliviano de assistência técnica e Extensão Rural. O fórum é formado no âmbito da rede latino-americana de serviços de Rural extensão (RELASER) que reúne representações de 14 países ativos e cooperação internacional, a troca, para informar e gerar propostas de políticas públicas relacionadas com a extensão rural. O programa GIZ PROAGRO aconselha e apoia RELASER internacionalmente e no contexto da Bolívia.

Na reunião, os representantes do INIAF, do Ministério de Desenvolvimento Rural (MDRyT) e RELASER enfatizaram a necessidade de contribuir para o desenvolvimento do sector agrícola através da prestação de serviços de qualidade que melhoram a produtividade e promover a incorporação de inovações. Os exemplos de outros fóruns nacionais mostram que há um interesse renovado na extensão rural que hoje deve gerar respostas no quadro da alteração de contextos rurais.

No final da reunião é formada a unidade do Comitê do fórum com a liderança do INIAF e integrado pelas seguintes organizações: vales da Commonwealth, organização das Nações Unidas FAO, a organização do mesmo cooperação Suíça Swisscontact, a Fundação de desenvolvimento FDTA-vales,-organização de produtores AOPEB ecológica, o NGO CIPCA,-organização de produtores de quinoa ANAPQUI, Universidade Técnica Oruro (UTO) e o corpo IICA latino-americana , que representa para os diferentes os diferentes atores envolvidos na extensão rural. Este comitê se reunirá na segunda metade de maio para definir uma agenda de trabalho e iniciar atividades.

{gallery} reunion_lapaz_2016 {/ gallery}