RELASER logo banner

Untitled

A rede latino-americana para os serviços de extensão Rural (RELASER) e o programa MEAS (extensão de modernização e consultivo Sevices) de busca USAID fortalecer os sistemas de extensão na América Latina. Para alcançar este objectivo estão lançando o "Instituto da Primavera", um intensivo curso de cinco dias destinada para os decisores políticos de alto nível na América Latina para aprofundar seus conceitos de extensão e compartilhar experiências.

Curso é levar ao realizado em Montevidéu, Uruguai, entre o 29 de setembro e 3 de outubro deste ano e será com o apoio local do Instituto Interamericano de cooperação para a agricultura (IICA) e o programa de cooperação para o desenvolvimento tecnológico agro-alimentar e agro-industrial do cone sul (PROCISUR).

Este curso de formação será um processo interativo e irá incluir apresentações, estudos de caso, trabalho em equipe, discussões de grupo e contato com colegas e especialistas no assunto. Também, é organizado sessões onde rever o estado da arte da extensão na região, é estudado alguns casos de sistemas de extensão selecionado, e é vontade identificar boas práticas e soluções para problemas comuns.

O Instituto receberá um máximo de 15 participantes da região. Serão selecionadas pessoas propositais com influência sobre as políticas de expansão de seus países ou que ocupam posições-chave no projeto ou gerenciamento de programas evangelísticos. Vai procurar o que os participantes têm o equilíbrio de género e provenientes de diferentes sectores (público, ONGs, acadêmicos ou privadas). Será dada prioridade aos países como Honduras e Guatemala onde MEAS realizou avaliações e países onde RELASER tem fóruns nacionais ou você necessidade de reforçar a sua rede. Além disso deverá contar com a participação de delegados do host do país.

Objetivo do curso reforçar e modernizar os sistemas de extensão nos países de origem dos participantes. Um sistema moderno de extensão deve incluir as seguintes características:

  • Impulsionado pelas necessidades de demanda-em resposta, de baixo para cima
  • Descentralizada, mais perto dos clientes, com objectivos e instrumentos mais flexíveis
  • Orientada para os mercados
  • Prestação de serviços com financiamento sustentável
  • Optar pelo pluralismo institucional - público, privado, organizações de produtores, ONGs
  • Promover a igualdade de gênero - obter todos os agricultores
  • Expandir o uso das TIC - tecnologias da informação e comunicação.

RELASER busca promover a recuperação do papel da extensão rural como parte dos sistemas de inovação, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida da população rural. Atualmente, a RELASER está presente na maioria dos países da região e tem com fóruns nacionais em vários deles. Por outro lado, MEAS é um programa da USAID, cujo objetivo é "apoiar a transformação e modernização dos sistemas de extensão, para que eles podem desempenhar um papel fundamental na melhoria do rendimento dos produtores e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida da população rural, particularmente as mulheres".  MEAS trabalha há anos em diversas iniciativas em todo o mundo e é atualmente interessado em trabalhar com formuladores de políticas na América Latina.