RELASER logo banner

A iniciativaDSC 0009

O Fórum Global de serviços de Desenvolvimento Rural aconselhamento (GFRAS) e suas redes regionais têm trabalhado sobre o reforço dos sistemas de extensão em diferentes níveis. Influência para melhorar as políticas de expansão é uma prioridade para a RELASER e é o objetivo final da rede de fóruns nacionais (FN).

Os diálogos nalguma política serviços Rural (SAR) têm potencial para ser uma boa ferramenta para alcançar os tomadores de decisão e promover o debate entre os jogadores do sistema de inovação. Ele primeiro "diálogo de política para fortalecer os serviços de extensão e de aconselhamento agrícola em África" é conduzido para fora a nível regional, em Uganda, em junho de 2015.

Na América Latina é adaptou ele propôs para torná-los diálogos ao nível deles, fóruns nacionais de RELASER e com base em um documento que foi recentemente traduzido para o castelhano, o documento da "nova extensão" (versão completaaqui, versão resumo aqui).

Workshop sobre a síntese de experiências

A rede latino-americana de serviços do RELASER de extensão Rural, o Instituto de nacional de inovação agrícola e florestal (INIAF) e pela agência alemã de cooperação técnica (GIZ) do programa PROAGRO Bolívia, apoiou a organização de uma série de reuniões relacionadas com o tema da extensão rural em meados de abril de 2016.

Neste dia o fóruns nacional apresentou os resultados deles experiências dos diálogos de política feita na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e Nicarágua. Diálogo em cada país tinha uma nuance diferente, estabelecido de acordo com suas prioridades. Argentina priorizou a questão das "redes e fazenda de extensão"; Costa Rica a "ligação entre pesquisa e extensão"; Chile "o papel da extensão como agente de mudança;" Colômbia a "geração de recursos dos serviços de extensão Rural para a criação de sistemas de inovação territorial"; e Nicarágua o "papel da BE e da nova extensão de".

No final, um espaço aberto para um diálogo facilitado com base no guia de perguntas:

  • O primeiro, explorar se há indícios de uma tendência ou padrão em torno de temas selecionados pelos países para suas discussões. O grupo disse que é evidentes esforços por motivam a abordagem territorial e a abordagem de capacidades sociais, macio. Além disso, sublinhou a importância de articular os atores do sistema de inovação agrícola.
  • A pergunta seguinte explorada sobre as características e a relevância do tipo de atores que participaram nos diálogos. O grupo sublinhou que em todos os países estavam chamando as principais instituições agrícolas e rurais. Uma fraqueza em incluem o setor de agro-industrial privado e distribuidores de agroquímicos está localizado. Destaca que as universidades descobriram que têm um papel importante que cumprem neste debate, tanto em conteúdo como em oportunidades de fazer o seu "negócio".  Ele é finalmente observa que é importante fazer uma abordagem a entidades trabalhando no processo de mudança e comunicação.
  • Mais tarde explorando sobre os principais resultados e acordos. O grupo destaca o seguinte: a necessidade de interdisciplinaridade, melhorar os currículos de extensão, dando continuidade aos diálogos, territorializar as políticas e o espaço de diálogo e que a chamada seja alargada a mais atores e temas (alterações climáticas, segurança, outros).
  • A última pergunta explorou o que são as recomendações que surgem a partir desta experiência. Salienta que esta iniciativa tem despertado o interesse dos países, mas agora é importante dar continuidade ao processo e cumprir os acordos. Também a importância da partilha de resultados com outros fóruns e nível inter-regional.

Acessar o relatório completo aqui.

{gallery} reunion_lapazdp_2016 {/ gallery}