Organizado pela Argentina Associação de extensão Rural e coorganised pelo INTA Concordia, Comissão administrar para o fundo especial de salto grande e Universidade Santa Maria Brasil, o evento que é executa na forma semestral cumpriu com seu objetivo amplo de encontro para os atores de extensão rural e o desenvolvimento para discutir e promover o intercâmbio de experiências e a construção do conhecimento.
Os engenheiros de julho Catullo do INTA e Francisco Aguirre de RELASER apresentaram o tema "a construção de uma rede latino-americana de extensão Rural" e o Eng. Agr. Liliana Monica Catania por sua parte se refere a "objectivos e estratégias de extensão florestal: o caso do endereço de floresta de produção do MinAGri". Depois o é se reuniram em um painel coordenado pelo Eng. Agr. MSc. Mario Brandão e formado pela MSC. Maria Ines Peralta, Dr. Humberto Tommasino e o Prof Alejandra Flaquer para discutir sobre o "fortalecimento da extensão universitária".
A quinta-feira 8 de novembro, o dia começou com mesas de trabalho para, em seguida, dar lugar ao painel "consenso e conflito na obra de extensão" coordenado pelo Mgtr. Carlos Carballo e apresentado pelo Eng. Agr. Juan Pablo Lurman, doutor em psicologia Fernando Landini, Eng. Agr. Claudio J. Leveratto e médico Veterinario Vicente Silveira.
À tarde, foram desenvolvidos em 5 oficinas planejadas: consenso e conflito no trabalho da extensão; Competências de extensionistas para o Desenvolvimento Territorial; Estratégias de extensão e para agregação de valor; Processos participativos, como lhes facilitam ou dificultam o trabalho de extensão e políticas e instrumentos para promovem a inovação.
Durante os três dias quentes na Estação Experimental é aconteceu exposições de trabalhos (orais e pôster), em três eixos: estratégias para o trabalho em extensão rural, as contribuições metodológicas para o trabalho de extensão rural, educação e as contribuições da comunicação.
Abordagens para a extensão
Entre os temas tratados e mais discutido a mudança no paradigma da extensão de uma abordagem deve transferencista citado no sentido de uma abordagem de construção conjunta de processos, tecnologias, conhecimento e experiência dos próprios atores. Outro problema foi a mudança de abordagem para os projetos de pesquisa e extensão do INTA da abordagem de cadeias para uma visão para o desenvolvimento dos territórios.
Um do posto que acompanhou o desenvolvimento da conferência foi a publicação de colmeia que veio a Concordia para apresentar o livro "cooperativas rurais e territórios na região de pampas da argentina. Transformações sociais, econômicas e organizacionais "do Dr. Pedro Carricart. Este prestigiado especialista em cooperativismo rural nos contou sobre a experiência focada nas páginas de seu livro, viagens que enfatiza em 8 casos do interior da região pampean, práticas locais de cooperativas enquadradas no global mais campos, sua conformação, aparência, desempenho e relacionamentos.
Fontes: Lic. María Noel Comparetto - Lic. Sebastian Trupiano - ing. Agr. Mario Flores-ing. Graciela Rembado-Lic. Ivana Martins