6 de abril de 2015.-rede latino-americana de serviços de extensão Rural (RELASER) visa promover a recuperação do papel da extensão rural como parte de sistemas de inovação, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida da população rural. MEAS é um programa da USAID, cujo objetivo é "apoiar a transformação e modernização dos sistemas de extensão, para que eles podem desempenhar um papel fundamental na melhoria do rendimento dos produtores e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida da população rural, particularmente as mulheres". Para a organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FAO) extensão também é uma questão de prioridade e tem apoiado a RELASER desde a sua criação.
RELASER, MEAS e FAO iniciaram uma colaboração em 2014, organizando um "Instituto da Primavera", em Montevidéu. Um cinco dias intensivo curso onde convidados para decisores políticos de alto nível Latino-americano para aprofundar sua compreensão sobre os novos conceitos de expansão e acima de tudo, compartilhar experiências. Agora ele tem gerado uma nova aliança para promover intercâmbios de inovação entre países da América Latina.
A proposta procura apoio para iniciativas levantadas por eles participam do Instituto da Primavera, que no último dia da reunião dedicada a desenvolver ideias de bolsas de investigação-acção com os países vizinhos tão práticas e modelos de extensão inovadora podem compartilhar é. Grupos de trabalho preliminar são: México - Guatemala, Nicarágua Honduras - Costa Rica, República Dominicana - Colômbia - Equador, Peru - Chile e Bolívia - Paraguai - Uruguai.
A chamada foi feita em fevereiro de 2015 e espera-se para receber as propostas do grupo de países em abril. Os resultados de troca-los serão apresentados na reunião do RELASER que vai levar para fora para fins da 2015 na Colômbia.