RELASER logo banner


IMG 6491bbb 2

Na RELASER (rede latino-americana de extensão Rural), temos um grupo que se trata de temas de pesquisa e capacitação em fazenda de extensão. No contexto do trabalho do grupo, um dos temas que é poses é fortalecê-las capacidades deles universidades através da promoção de estudos, troca de experiências entre participantes em eventos e periódicas sobre temas de videoconferências destaque de extensão rural. Dentre os aspectos a destacar a experiência do grupo é que esta forma de interação permite o acesso a realidades diferentes da América Latina e, além disso, a aproximação entre avaliativas-investigadores em torno de temas de interesse comum.

Nestes termos, em abril deste ano, como parte de uma colaboração que mantém nos quadros do RELASER, o Eng. Agr. Marisa Gonnella (professor da Universidade Nacional de Rosário-Argentina) efectuado uma visita à Universidade de Santa Maria, no Brasil. Esta visita objetivou conhecer os professores práticos, fortalecer os laços e discutir questões de pesquisa iniciada e apresentado na reunião da AADER (Associação Argentina de extensão Rural). O financiamento foi administrado por programas das universidades.

A experiência reforçou que é interessante saber e refletir sobre realidades presente contexto histórico semelhanças para os processos de extensão, como em temas de-promoção da participação no desenvolvimento dos territórios, verificado tanto na região Pampeana argentina como ¨the pampa gaúcho, do Rio Grande do Sul, Brasil. Isso sugere a importância de consolidar este tipo de relacionamento entre professores, pesquisadores, além disso, explorar as possibilidades dadas por novas formas de trabalho com seminários TIC e reuniões on-line. Então, com base nesta experiência nos parece recomendada procurar formas de saber e discutir situações que apresentam semelhanças históricas que lhes dizem respeito a processos de extensão, mas também apresentaram diferenças atuais na diversidade e formas de trabalho com os produtores, produtores e instituições através do ensino de troca.

Autores do presente artigo:

ING Marisa Gonnella (Universidad Nacional de Rosario - Argentina)

PhD. Vivien Diesel (Universidade de Santa Maria-Brasil)