RELASER logo banner

A reunião contou com a presença de mais de 100 representantes de 17 países da América Latina, de instituições do setor público, produtores, universidades, instituições de pesquisa e organizações não-governamentais.

O encontro internacional foi uma área adequada para discutir questões estratégicas relacionadas com a extensão rural, troca de experiências inovadoras, definir uma estratégia para a expansão da rede em países latino-americanos e representam as principais diretrizes de um plano de trabalho para os próximos três anos.

Durante o primeiro dia os participantes tiveram a oportunidade de conhecer experiências de extensão inovadora levou a sair no Peru, El Salvador, Costa Rica e México e trocar opiniões sobre os aspectos que facilitam a inovação. Refletimos sobre as atividades de acompanhamento e avaliação de casos submetidos a Brasil e Peru.

O segundo dia da reunião é iniciado com um workshop sobre o papel das equipas de extensão. Os mesmos especialistas da Universidade Nacional do litoral da Argentina, a Academia Brasileira de Extensão Rural (ABER) do Brasil, a associação de produtores de oleaginosas e trigo (ANAPO) da Bolívia, a Federação de cooperativas de produção (FECOPROD) do Paraguai e da Fundação para o desenvolvimento tecnológico, agricultura e silvicultura da Nicarágua (FUNICA) participou. Termina o dia apresentou as experiências do Fórum Nacional da rede no Paraguai e na Colômbia.

O terceiro dia começou com a apresentação de um plano de trabalho de uma Universidade do grupo que propôs uma estratégia e um conjunto de atividades para inserir é a rede latino-americana de extensão rural. A próxima sessão permitiu recordar as principais propostas de acção para a rede cresceu em dias anteriores e começarem a definir um plano de acção para 2013-2015.

É anunciou também que a próxima reunião da rede é a realizada no Brasil, timidamente em Brasília ao fim do outubro de 2013.

RELASER integra-se com organizações públicas e privadas, da sociedade civil, agricultores e universidades, entre outros. "A reunião, foi possível abordar as principais questões da agenda latino-americana em termos de expansão, como a contribuição para os sistemas de inovação, o monitoramento e avaliação, trabalho interdisciplinar e a necessidade de partilhar conhecimentos resultantes de práticas em diferentes contextos", disse Julio Catullo, Presidente do comitê diretivo do RELASER.

A rede foi criada em outubro de 2010, em Santiago do Chile. Nessa ocasião, um número de instituições públicas e privadas, sob a condução da RIMISP e a liderança internacional de GFRAS (Fórum Global para serviços de Asoria Rural) decidiram criar um espaço para discussão sobre o status e a atual evolução dos sistemas de expansão rural da América Latina. "O progresso do trabalho conjunto, estão em curso em ações que foram planejadas de forma participativa e resgatar os interesses e necessidades dos diferentes membros do áreas de agricultura, agro-alimentar e agro-industrial. Queremos reforçar a extensão de um sistemas de gestão de conhecimento compartilhado", disse Catullo.

eventos/santa_cruz2012 de {gallery} {/ gallery}