O proprietário de INDAP, Octavio Sotomayor, disse, no início da reunião realizada na faculdade de medicina veterinária da Universidade do Chile, trabalhar na extensão, hoje, é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar e 5 mil consultores ou agentes de extensão da instituição empenhada em aperfeiçoar para melhorar a atenção a seus usuários.
O compromisso de Sotomayor foi formulado na abertura da reunião fórum organizado pelo Chile Relaser (rede latino-americana de serviços de extensão Rural), feita na terça-feira, 5 de abril. A chamada convidada para diferentes atores do mundo, público e privado para discutir a formação deles extensionistas como agentes da tecnologia de inovação, de mudança social e pessoal, à luz de um documento que foi entregue a eles participam chamado "a nova extensão".
Sotomoyor garantida construção de compromisso, de um sistema interno de treinamento moderno e actualizado, "que induz a estes profissionais para melhoria". Reafirmou seu compromisso de apoio às actividades do Relaser garantindo que "a extensão é das atividades que estão trabalhando nesta administração e por isso estão montando projetos mais sofisticados." Este é um primeiro passo. A segunda está falando disso já no extenso, é talvez uma mudança radical no programa de indígenas Desenvolvimento Territorial, PDTI, um dos mais importantes programas de extensão da nossa instituição. São 53 mil famílias que exigem todos os nossos esforços, porque eles são famílias trabalhadoras e que o estado tem de participar".
Sotomayor insistiu que a questão dos trabalhadores de extensão não só INDAP resolve que isso e, portanto, eles tornaram-se importantes convenções que a instituição tem com outros serviços do sector agrícola como que que existe com o INRA. Também comentou que INDAP coloca "primeiro nível de suporte técnico especialista acima extensionistas para melhorar a qualidade dos pareceres técnicos". Estes profissionais pertence às fileiras do INRA, também de universidades, de reconhecida capacidade, consultores privados, explica, "nos permite colocar os melhores profissionais, como é o caso dos vinhos, que vai treinar a técnica Prodesal e PDTI que estão trabalhando no campo".
Após a saudação, os participantes do fórum dedicado o dia para troca de experiências, opiniões e delinear projectos, entre que teve com o profissional de INDAP, barreira de Fernando, que é referida-lhes competências requeridas para desenvolvê-lo trabalho de extensão, certamente um desafio interessante para o desenvolvimento e o potencial do camponês da agricultura familiar do futuro.
Expansão na América Latina iniciativa de diálogo de política com base no documento da "nova extensão"
O Fórum Global de serviços de Desenvolvimento Rural aconselhamento (GFRAS) e suas redes regionais têm trabalhado sobre o reforço dos sistemas de extensão em diferentes níveis. Influência para melhorar as políticas de expansão é uma prioridade para a RELASER e é o objetivo final da rede de fóruns nacionais (FN).
Os diálogos nalguma política serviços Rural (SAR) têm potencial para ser uma boa ferramenta para alcançar os tomadores de decisão e promover o debate entre os jogadores do sistema de inovação. Ele primeiro "diálogo de política para fortalecer os serviços de extensão e de aconselhamento agrícola em África" é conduzido para fora a nível regional, em Uganda, em junho de 2015.
Na América Latina é adaptou ele propôs para torná-los diálogos ao nível deles, fóruns nacionais de RELASER e com base em um documento que foi recentemente traduzido para o castelhano, o documento da "nova extensão" (versão completa aqui, versão resumo aqui)