RELASER logo banner
Revisão:

Em 2013, durante uma "reunião da rede Regional transferência", incentivou as instituições ligadas à questão da extensão rural para a criação de um fórum de RELASER da América Central e ao mesmo tempo como contrapartes na região. Para conseguir um fórum sub-regional, a criação de fóruns nacionais primeiro deve promover nos países da região centro-americana. Para o caso da Costa Rica, em janeiro de 2014 é apresentado o relatório "reformas para os serviços de extensão e transferência de tecnologia agrícola na América Latina: o caso da Costa Rica", promovido pela FAO-IICA-BID-IFPRI e RELASER. Durante esta reunião é também apresentada uma revisão da rede RELASER cobrar do Dr. Manuel Miranda do IICA e membro então a liderança do Comitê de RELASER. Coincidentemente, durante o ano de 2013 é desenvolvido de forma conjunta entre o INTA e o serviço de extensão do estado (DSOREA-MAG), uma estratégia de extensão de investigação conjunta com o apoio da cooperação técnica do IICA, que implicou também a abordagem da transferência e extensão de inovação. Neste contexto, é criado em fevereiro de 2014 RELASER Costa Rica e participativa Fórum Nacional foi definido o objetivo e as principais questões a abordar. Ele é revisto anualmente e definido um plano de trabalho. Este fórum tem solicitado a reflexão sobre as oportunidades que o país tem de reforçar os sistemas de extensão, onde há um interesse redefinir o papel e tornar visível a importância da transferência de tecnologia e serviços de extensão Rural. O fórum de Costa Rica é composto de organizações públicas, privadas, academia e produtor de instâncias.

Questões propuseram para ser abordada pelo Fórum:

  • Desenvolvimento de competências, habilidades e competências em extensão.
  • Divulgação conjunta com o sistema de inovação.
  • Espaço de diálogo e de gestão do conhecimento.
  • Acompanhamento e avaliação do impacto da extensão.
Objectivo: Fortalecer os serviços de extensão rural e sua articulação com o sistema de inovação para a incidência em políticas públicas.
Membros:

Inst. Público: Ministério da agricultura e pecuária (endereço de extensão agrícola), Instituto Nacional de inovação e transferência de tecnologia Agropecuária (INTA-departamento de transferência e tecnologia da informação), Instituto de Desenvolvimento Rural (INDER), movimento de clubes 4S.

Academia: Universidade da Costa Rica (UCR), Universidad Estatal a Distancia (UNED), Universidade Técnica Nacional de (NTU)

Inst. Internacional: Instituto Interamericano de cooperação para a agricultura (IICA), organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FAO).

Inst. Privado: Corporação Nacional de banana (CORBANA), cooperativa de produtores de pinheiros de Leche-Dos, Instituto Nacional de construção cooperativa (INFOCCOP), empresa nacional de força e luz (CNFL), faculdade de agrônomos engenheiros (CIA), Fundação para o desenvolvimento da cordilheira vulcânica Central (FUNDECOR), Associação Nacional de extensionistas agrícolas (ANEAF).

Formação: 2014
Detalhes coordenador e contato: Instituto Nacional de inovação e transferência de Tecnología Agropecuaria INTA,
Departamento de transferência e tecnologia da informação.
MSc. Laura Ramirez Cartin.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone / Fax: 506-22313991, INTA.
Documentos: Os documentos de trabalho, minutos e apresentações do fórum Costa Rica estão disponíveis nesta pasta.  Relatam de destaques 2014 e 2015 trabalho plano